A Origem do Haedong Kumdo





História:

O Haedong Kumdo foi desenvolvido em 1982 por seus fundadores: os mestres Kim Jeong-Ho e Na Han-Il. Estes dois haviam treinado duas antigas formas de espada coreana: o  Kichunmun com o mestre Dae Yang Park e Shim-gumdo com o mestre Kim Chang Sik.

As tecnicas do Kichun herdado pelo Haedong Kumdo está presente em alguns movimentos circulares com a espada e também encontra-se nos movimentos de Meditação e respiração (Danjun); já o Shimgumdo é conhecido por ter um sistema caracteristico de meditação e de defesa pessoal sem o uso da espada (ho shin sul) e técnicas com duas espadas (Ssangkumbup).
Grão Mestre Kim Jeong Seong 10°Dan

O nome Haedong Kumdo vem de “Haedong Seong-Guk Balhae” que é nome de um antigo Reino de Balhae (698 d.C. - 935 d.C), que encontrava-se ao nordeste da Coreia, proximo a fronteira do norte da China e da Sibéria Oriental. O nome Haedong Kumdo consiste em “Hae”  que significa “oceano”, “Dong” que significa o Oriente; “Kum” significa a espada e “Do” vem a ser o “ caminho a ser seguido”.

Haedong Kumdo tanto pode significar “Caminho da espada do mar-do-leste”, como também de  o “Caminho da Espada da Coreia”.

Diferentemente das outras escolas orientais que fixa em combater um só adversário dando-lhe um golpe certeiro; a espada coreana tradicional por sua vez, foca em enfrentar adversários múltiplos, pois, a espada só é ativada quando se está em guerra.

Outra característica são os movimentos circulares, afim de atacar os adversários que podem estar em qualquer lugar em campo de batalha, enquanto que as outras escolas de espada oriental ensinam apenas movimentos lineares. 

Os movimentos acrobáticos que fazem parte da espada coreana moderna, antigamente  não faziam parte dos combates em guerra, a origem veio através das cerimônias e festividades, onde a finalidade era impressionar seu Rei que ao mesmo tempo queria impressionar Generais e soldados de outros países...

O Haedong Kumdo sintetiza todo o passado do guerreiro coreano através do combate em campo de batalha durante as execuções dos Ssangsu Gumbup (formas com espada) e Ssang Gumbup (Formas utilizando duas espadas).

O Haedong Kumdo tenta oferecer uma solução para alguns desses problemas do mundo moderno como o estresse, a obesidade e a morbidez; através do treinamento, o praticante de Haedong Kumdo aprenderá a ter ideais basicos de postura, auto-controle, foco, meditação e exercícios respiratórios, afastando-o do estresse, da ociosidade e da ânsiedade que causam males a saúde. O Haedong Kumdo bem como arte marcial, busca que as pessoas possuam, valores, auto-estima e sociabilidade, visando em corroborar as pessoas que querem livrar-se dos males do dia-a-dia...
Postar um comentário